Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Personagens Clássicos: Chapolin Colorado

Ficha do personagem
Nome: Chapolin Lane Colorado
Outros nomes: Polegar Vermelho, Vermelhinho
Pais de origem: Mexico
Família: Pantaleón Colorado Roto (Pai) e Luisa Lane (Mãe)
Alinhamento: Bom
Primeira aparição: Programa Chespirito
Afiliação: Professor Inventillo (criador das pilulas encolhedoras), Chaquira (filha do professor)
Interpretado por: Roberto Gómez Bolaños

Bem, não sei quando a vocês, mas para mim ele e um personagem clássico (e um dos meus favoritos).

Chapolin Colorado (El Chapulín Colorado) e um super herói diferente, não possui poderes, inteligencia ou qualidades de outros heróis, mas conseguia superar todas as deficiências e problemas com muito bom humor e algumas trapalhadas, ai residindo a grandeza do ser humano.
Ele veste um uniforme vermelho com detalhes amarelos, com 2 antenas de vinil saindo de seu capuz e no peito esta estampado um coração amarelo com as inicias CH em vermelho.

El Chapulín Colorado foi exibido na televisão mexicana pela primeira vez em 1970, na TV TIM (Televisión Independiente de México), como um quadro do programa Los Supergenios de la Mesa Cuadrada (Chespirito). Deste programa, além de Bolaños, também participavam os atores Rubén Aguirre, María Antonieta de las Nieves e Ramón Valdés. A partir de 1973, o Chapolin passou a ter um programa próprio (uma sitcom), já pela Televisa, que perdurou até 1979. De 1980 a 1992, a série fez parte do Programa Chespirito, que possuía vários quadros.
O nome "Chapulín", (possivelmente de origem idiomática Nahuatl ou Asteca), é oriundo de uma espécie de gafanhoto, pertencente ao género Sphenarium, bastante popular no México, sendo utilizada como iguaria

Os episódios da série enfocavam as aventuras diárias do Chapolin Colorado, um super-herói latino criado ao oposto da imagem dos super-heróis "enlatados" americanos: fraco, feio, medroso, pobre, burro, desajeitado, covarde, tonto, mulherengo, mas que no final sempre superava seus medos para assim vencer seus inimigos. Ao sinal de perigo, os personagens secundários repetiam o bordão "Oh, e agora, quem poderá me defender?", ao que Chapolin entrava em cena por meio de algum tipo de materialização repentina (frequentemente tropeçando ou fazendo alguma idiotice ao entrar em cena) respondendo "Eu!". Ele também mencionou no episódio "Treinamento para Super-Heróis" que ele precisa usar óculos, mas ele também afirma que uma regra do sindicato dos super-heróis proíbe o uso destes em "serviço" (ele até mencionou que o Superman tira os óculos antes de fazer seus heroísmo por causa desta regra, não para manter a identidade secreta). Esta ultima afirmação também explicaria, em parte, o porquê o Chapolin é tão desastrado e por vezes não nota coisas óbvias, mesmo quando elas estão na sua frente.
O personagem vestia-se com uma roupa vermelha dos pés à cabeça, com algo parecido com asas de pano nas costas, antenas na cabeça, as chamadas "Anteninhas de Vinil", calçados amarelos e um escudo dourado no peito em forma de coração com as iniciais CH em vermelho - é dada uma ênfase especial às Anteninhas, que se conectam diretamente a todas as terminações nervosas do corpo do herói e assim tinham com ele uma interação direta e funcionalidade total: detectam presenças de criminosos e outros seres malignos (na esmagadora maioria dos episódios); decodificam e traduzem idiomas e códigos secretos diversos ("O Bebê Jupiteriano", no qual traduziu uma mensagem enviada diretamente do planeta Júpiter); captam leituras de materiais tóxicos ou perigosos ("O Vazamento de Gás", onde captou leituras de vazamento de gás inflamável); recebem pedidos de socorro (praticamente todos os episódios); ativam recursos bio-eletrônicos especiais presentes no corpo do herói ("O Pistoleiro da Marreta Biônica", no qual ativou suas Anteninhas de Alta Velocidade para confrontar a supervelocidade de um inimigo) e assim por diante.
Ele ainda fazia uso de armas, como a Marreta Biônica, um martelo nas cores vermelho e amarelo, que não só pulverizava seus inimigos como voltava fielmente às mãos, tal como um bumerangue ou o martelo Mjolnir de Thor; a Corneta/Pistola Paralisadora, buzina de bicicleta que com um toque paralisa inimigos e objetos congelando sua movimentação até mesmo em pleno ar e com dois toques desfaz a paralisia; e as Pastilhas Encolhedoras (também Pílulas de Polegarina ou Pastilhas de Nanicolina), com as quais o Chapolin diminuía a um tamanho de aproximadamente 20 centímetros de altura para assim pegar inimigos desprevenidos ou acessar locais de pequena estatura. De acordo com o episódio " O presente de casamento ", ele só estudou até o 2ºano do primário. ele também apresenta ter uma técnica chamada chifrada de bode quando ia lutar com um karateca.
Bolaños criou este personagem como uma completa oposição aos tradicionais super-heróis "enlatados" americanos para fins de transmissão de uma mensagem importante: a verdadeira coragem não consiste em não ter medo de nada, mas em vencer seus medos. Em adição a isso, Bolaños também criou o personagem Super Sam, como uma forma bem-humorada de criticar e satirizar a imagem "perfeita" dos tradicionais super-heróis americanos.
O seriado também faz inúmeras referências a outras obras e personagens da cultura popular. Mais notavelmente a saga "O Show Deve Continuar" pelo qual os atores Edgar Vivar e Roberto Bolaños receberam um prêmio em Nova York pela interpretação como O Gordo e o Magro nos dois primeiros episódios.

Nome verdadeiro, sua origem e seus pais
Em um quadro do Programa Chespirito, Chapolin explica a origem de seu nome. Seu pai chamava-se "Pantaleon Colorado y Roto" (Calça Vermelha e Curta) e sua mãe "Luisa Lane" (piada ao nome Lois Lane de Superman). Seu padrinho estudava e colecionava insetos. Então escreveu o nome de 4 insetos em pedaços de papeis e os colocou dentro de um chapéu, pediu que alguém sorteasse e assim saiu o nome "Chapulin" (Gafanhoto) para o batismo. Os outros três insetos eram Libélula, Escarabajo (Escaravelho) e Gorgojo (Caruncho). Portanto, literalmente, o nome "Chapulin Colorado" quer dizer, em português, "Gafanhoto Vermelho", sendo seu nome completo "Chapulín Lane Colorado".

Bordões

Chapolin
-"Eu!" (geralmente logo após o "Oh! E agora, quem poderá me defender?")
-"Não contavam com minha astúcia!" (em sua introdução em cena, ele completa com "Sigam-me os bons!")
-"Eu acho…", e quando ele vai expor sua opinião. Ele nunca consegue completar a frase, na maioria das vezes é interrompido ou se atrapalha.
-"Sim, eu vou…" ou "Eu faço…", ele se usa disso para esquivar-se de fazer algo perigoso.
-"Já diz o velho e conhecido ditado/refrão…", e assim ele cita algum provérbio popular de forma totalmente errada, geralmente misturando dois ou mais ditados e após se enrolar ele completa dizendo tortamente ------"Bom, a ideia é essa!" ou "É por aí, assim!".
-"Suspeitei desde o princípio.", quando faz algo errado e se envergonha de admitir o erro, ou simplesmente quando alguém lhe indica um detalhe óbvio que ele não tenha percebido.
-"Sigam-me os bons!" (também logo após o "Não contavam com minha astúcia!" ao entrar em cena), ele utiliza esta frase quando se põe a fazer alguma coisa, geralmente culminando logo após com outro acidente ou trapalhada do Chapolin.
-"Se aproveitam da minha nobreza!", quando alguém faz pouco dele ou ele se vê forçado a fazer algo contra sua vontade.
Se ele faz alguma besteira e lhe perguntam se está ferido ele responde cinicamente "Claro que não. Fiz isso intencionalmente para…", inventa alguma desculpa e completa com "Todos os meus movimentos são friamente calculados". Após algum tipo de dor ou golpe recebido, porém, a frase pode se tornar "Todos os meus calculentos são friamente movimentados".
-"Palma, palma, não priemos cânico!", uma corruptela de "Calma, calma, não criemos pânico!".
-"Silêncio! Silêncio! Minhas Anteninhas de Vinil estão detectando a presença do inimigo! Vou fulminá-lo a golpes com a minha marreta!"
Quando ouve alguma palavra longa ou difícil, Chapolin diz metade da palavra acompanhada de "…o quê?", ao que seu (sua) interlocutor(a) completa a palavra e o herói responde "Nossa!", "Credo!" ou "Puxa!" ("¡Chanfle!", no original - uma interjeição inventada por Chespirito, que, praticamente, todos os seus personagens utilizam, mesmo os secundários ou que aparecem em apenas um episódio).
Quando pensa estar em vantagem contra um inimigo e este se aproxima por trás dele, cutucando-lhe o ombro, ele repete a cada cutucada "espera um pouquinho...", até finalmente se virar dizendo que o inimigo deveria esperar em uma frase que corta pela metade quando percebe quem o cutucava.
-"Era exatamente (isso) o que eu ia dizer!", quando alguém tem uma ideia melhor que a dele ou quando ele simplesmente não pensaria nada muito útil.
-"Muito ajuda quem não atrapalha!" (geralmente logo após se enganar ou cometer um erro por alguém tê-lo distraído)
Em certas situações, ao se recuperar de algum golpe forte (geralmente na cabeça), Chapolin diz um a um todos os seus bordões ordenadamente em voz rápida.

Personagens secundários em perigo
-"Oh! E agora, quem poderá me ajudar/defender?" (quando algum personagem está em perigo, normalmente Chapolin aparece logo em seguida)
-"O Chapolin Colorado!" (quando Chapolin aparece)
-"Ainda bem!" (quando Chapolin diz que todos os seus movimentos são friamente calculados)

Super Sam
-"Time is money! Oh, yeah!"
-"Na minha opinião..."
-"Por favor, por favor..."

Vilões
"Sigam-me os maus!"

Outros personagens
-"Pois é, não é?'" (Geralmente os personagens interpretados por Carlos Villagrán, quando se vê diante de uma afirmação demostrando concordância com o que foi dito).
-"Quê que foi,quê que foi,quê que há?'" (Ditos pelos personagens interpretados por Ramon Valdéz (incluído o Seu Madruga do Chaves)

As Canções Do Seriado
(São todas de autoria de Roberto Gómez Bolaños)

Los Corsarios



Los Astronautas


 Cácaro
 

 La Sotaca (Taca La Petaca)  

 Churi Churin Fun Flais  

 Ansiosos de Navegar  

 Hermano Francisco  

 No Me Lo Van a Creer  

  Campeón

  Payasos

Inimigos
Chapolin  enfrentou diversos inimigos durante a serie, aqui esta a lista com eles

Interpretados por Ramón Valdés

Tripa-Seca - Inimigo mais comum do Vermelhinho, é um bandido procurado internacionalmente. No episódio "O Estranho e Misterioso Caso do Morto que Morreu", ele forja sua própria morte para tentar sepultar o Chapolin em seu lugar e poder depois cometer seus crimes sem levantar suspeitas. Em outros, aparece junto com Nenê e Tonhão. Tripa-Seca costuma vestir terno e chapéu bem combinados. Na sua infância, era um garoto rico e foi amigo de Chapolin, embora fosse exatamente o contrário do herói. Possui um estranho problema ocular, que o dificulta em ver coisas pequenas.

Pistoleiro Veloz - Se auto-proclama "gatilho mais rápido do Velho Oeste". Aparece no episódio "O Pistoleiro da Marreta Biônica", sendo derrotado pela super-velocidade do Vermelhinho e, no final, fingindo altruísmo, rouba as calças amarelas do herói, fazendo-o passar vergonha publicamente.

Pirata Alma-Negra - Líder de um grupo de piratas temido pelos 7 mares. Seu braço-direito é o enorme Matadouro, com quem aparece no episódio múltiplo "Os Piratas". Seu fantasma retorna no episódio "O Tesouro do Pirata Fantasma", onde simplesmente conversava com Chapolin em algumas cenas, em outras ele "guiava" seu "tatatatatatatata...taraneto" na busca por um tesouro fabuloso, como indica o título do episódio.

Racha-Cuca (ou Rasga-Bucho) - Outro criminoso do Velho Oeste. Tem sob seu domínio um vilarejo. Ele monopoliza o poço de água local, exigindo das pessoas 5 pratas ou um saco de alfafa por cada balde d'água retirado. Sua filha é a linda Rosa Rumorosa (Florinda Meza).
Mão-Negra - Um perigoso assassino que utiliza luvas de couro negras para não deixar impressões digitais.
Almôndega - Aparece no episódio "O Rei dos Disfarces", contratado pelo Sobrinho Mau-Caráter (Ruben Aguirre) de Dona Neves para matar sua tia para conseguir mais rapidamente a herança. Muitos acreditam que seu intérprete seja Edgar Vivar, por este tê-lo feito em sua primeira aparição no episódio, mas o verdadeiro Almôndega é interpretado por Valdés, o que pode ser notado pelo fato de que sua voz é a única coisa que ele não consegue alterar (ele ainda se disfarça como o médico (Carlos Villagrán), a enfermeira (Florinda Meza), e Dona Neves (Maria Antonieta de las Nieves), no final do episódio em que aparece). Por essa razão, ele foi dublado por Valdés (no caso da versão brasileira, Carlos Seidl) nessas situações.
Abominável Homem das Neves ("Abominével Homem das Naves", como Chapolin o chama) - Um horrível ser, híbrido de homem e animal, que aterroriza uma região deserta. Suas características são assustadoras e uma de suas marcas são os uivos. Chapolin aparece para ajudar um casal que está sendo atacado pelo Homem das Neves. No final, descobrem que o inimigo era apenas um ator disfarçado, contratado pela empresa de turismo para atrair visitantes.
Lobisomem - Outro ser terrível, este híbrido de homem e lobo aterroriza uma região deserta. Suas características são assustadoras e uma de suas marcas são as presas. Chapolin aparece para ajudar um casal que está sendo aterrorizado pelo Lobisomem. No final, descobrem que a criatura era um vigarista que enganava turistas vendendo supostas fotografias do Lobisomem tiradas por ele mesmo.
Cientista Louco - Aparece no episódio "O Transplante de Cérebros", que fala sobre um grande e inteligente (porém pérfido e inescrupuloso) cientista que faz "terríveis e diabólicas experiências", como um invento que transplanta cérebros. Utiliza-se da ciência para fins malignos. Os outros cientistas não acreditam que suas invenções funcionam (e funcionam mesmo), mas ele é preso. Além disso, é mencionado neste episódio que ele já fez outros trabalhos como: economista, jogador de pólo, vendedor, ecologista e muitos outros. O mais interessante foi ser cambista de ingressos do estádio do Maracanã. Na versão alternativa deste mesmo episódio, Rubén Aguirre faz o papel do cientista maligno.

Búfalo Bill - Uma completa alusão ao pistoleiro homônimo. Ele ganha a vida como pistoleiro de aluguel, cobrando 5 dólares por cada búfalo morto e 10 por cada índio assassinado. Bill aparece somente no raríssimo episódio "Buffalo Bill", contratado por um fazendeiro inescrupuloso que deseja livrar-se de uma tribo de índios pele-vermelha a fim de estender sua posse de terras, mas ambos acabaram derrotados pela união dos indígenas com o Polegar Vermelho.

Barbeiro - É um barbeiro ambicioso que só quer saber de ganhar dinheiro fácil. Ele aparece somente no episódio "A Corneta Paralisadora", junto com o arrogante Cliente Milionário (Carlos Villagrán).

Mordomo - Um mordomo malvado, que quer assustar um casal que ganha como herança a casa que ele trabalha e quer para ele. Diz ter morrido em 1620 e é um fantasma, mas é preso pelo Chapolin, junto com a Louca dos Dinossauros (ambos aparecem no episódio "A Casa Mal-Assombrada"), pois não eram fantasmas, mas uma dupla de trapaceiros.

Sr. Paranormal - Um golpista que diz ter capacidades telepáticas e quer comprar de volta a casa que vendeu dias antes para um casal. Assim ele aplica um golpe nos compradores vendendo a casa a um preço alto para depois tentar comprá-la de volta quase de graça. Ele aparece no episódio "A Mansão dos Duendes", e com ajuda do Chapolin e dos moradores, ele é levado à justiça.

Mendigo Ladrão - Um mendigo que aparece no episódio "O Mendigo na Praça". Pega o dinheiro que todos que passam e matou um homem por não pagar. Mas, no final, termina detido pelo Chapolin.

Conde Terra-Nova - Um conde muito respeitado, que faz uma visita a um milionário que coleciona selos raríssimos de grande valor financeiro (Carlos Villagrán). Após o sumiço de vários selos, o milionário culpa sua empregada quando, na verdade, o ladrão era o próprio Conde (que sofre de cleptomania e inclusive chegou a roubar também a bolsa da empregada).

Rajá Kara Ra-Shada - Um criminoso barato com ares místicos, vindo do Oriente Médio, que costuma aplicar truques de hipnose nas pessoas através de sua bola de cristal para assim obrigá-las a revelar coisas que sejam de seu interesse. Atuando no episódio raro "A Bola de Cristal", ele queria roubar um diamante valiosíssimo que estava escondido no subsolo de uma mansão, mas Chapolin o detém com a ajuda dos donos da casa.

Bandido de Aluguel - Um bandido de aluguel que é contratado junto com o seu colega Bandido Barato (Carlos Villagrán) para ajudar um homem disfarçado de múmia a dar um susto em sua ex-noiva, que rompeu com ele meses antes. Mas no final é preso junto com o Bandido Barato pelo Chapolin. Sempre que ele e o Bandido Barato começam a andar para algum lugar eles gritam: "Ih!". Aparecem como vilões do episódio "A Múmia do Museu".

Ladrão - Um simples ladrão que causa muita confusão no episódio "O Ladrão Do Museu", ao roubar a bolsa de uma mulher que fala ao telefone.

Chefe Índio - Apareceu no episódio "A tribo Discoteca". É o líder dos Discotecas que quer sacrificar um grupo de exploradores para seus deuses. Mas é detido pelo Chapolin depois de este ter derrotado seu filho primogênito, como diz na tradição de sua tribo em que "somente pode-se deixar as pessoas a serem sacrificadas irem embora se o primogênito do imperador for derrotado". Mas no final tudo isso não passa de ser fruto da imaginação dos exploradores.

Mau Pai - O pai de uma garota, que por dinheiro deu sua mão para um milionário. No final aprende a lição e fica bom. Está no episódio "A Volta da Corneta Paralisadora".

Ladrão de Brinquedos - Aparecendo no episódio triplo "O Menino Mentiroso", é um ladrão que invade uma casa para roubar os brinquedos de um menino mentiroso (Maria Antonieta de Las Nieves).








Interpretados por Florinda Meza

Secretária Bandida - Ela apareceu em um episódio como uma secretária que pretende roubar documentos confidenciais do seu chefe, um alto oficial do Estado-Maior, e vendê-los para bandidos - inclusive chegou a colocar no oficial e no Chapolin um relógio que controla indevidamente o movimento da mão - mas acaba presa no final. Ela Interpreta a vilã nas versões de 1975 (com Carlos Villagrán, inédita no Brasil) e 1979 (com Ruben Aguirre, comum no Brasil e lançado no DVD Volume 3 da Amazonas Filmes. Episódio refilmado nos anos 80 e 90).

Mulher Alienígena - Apareceu em um episódio, como uma alienígena que estava vasculhando a terra para iniciar uma invasão; Junto com outro ET (interpretado por Ruben Aguirre), ela chega a colocar uma pulseira em Chapolin para controlá-lo, mas no final é derrotada dentro do seu disco-voador junto com seu comparsa. Ela interpretou a vilã nas versões de 1974 (com Carlos Villagrán, inédito no Brasil) e 1977 (com Ruben Aguirre, comum no Brasil e o primeiro episódio da temporada de 77).

Comparsa - É uma golpista do episódio "Os Documentos Confidenciais", ela aparece roubando documentos confidenciais, junto com seu aliado, interpretado por Aguirre. Ela engana Chapolin dizendo que os bandidos eram os detetives que os investigavam do outro quarto em um hotel, mas no final acaba presa com o aliado.

Rosa Rumorosa - Filha de Rasga-Bucho. Por se achar muito bonita, seduz os homens (inclusive Chapolin), a fim de distraí-los para seu pai cometer todos os crimes impunemente.

Carcereira - Embora bonita, é extremamente amarga, pois maltrata sem dó todos os prisioneiros de seu campo de trabalho - especialmente os mais preguiçosos e aversos ao trabalho. Tem como braço-direito o enorme e malévolo, mas desastrado e ininteligente, Tchípulin (Rubén Aguirre) como seu capataz. Ela aparece somente no episódio "A Dona da Ilha dos Homens", de 1976, e diz querer acabar com todos os homens do mundo por um motivo revelado ao Chapolin Colorado somente no fim do episódio: ela não teve a sorte de ter como pretendente um homem decente como o herói, e então decide libertar seus prisioneiros sob a condição de que o Chapolin se "prenda" a ela - o que ele, sendo um mulherengo inveterado, não recusa.

Garota Nova-Rica - Apesar de ser inimiga do Chapolin, ela é neutra. Só pensa em seus próprios objetivos, como conseguir dinheiro e jóias. Pode estar do lado do Chapolin ou dos bandidos. Apareceu em dois episódios, "O Estranho e Misterioso Caso do Morto que Morreu", em que ela ajuda os bandidos a forjarem a morte do maior inimigo do Chapolin, sendo presa junto com Tripa-Seca e Nenê, e no episódio "Não Seja Burro, Chapolin!", em que ela é traída por seus companheiros e serve de isca para atrair o Chapolin. No final deste episódio, ela é salva pelo Vermelhinho e os bandidos se dão mal, entre eles Tripa-Seca, que engole a marreta do Chapolin.

Mendiga - Ela é filha do Mendigo Ladrão (Valdés). Aparenta ser boa-gente e despretensiosa, mas no final fica com o dinheiro roubado por seu pai. Vem do episódio "O Mendigo na Praça".

Maria Bonita (no original Juana Gallo) - Uma louca que pensa que é a cangaceira Maria Bonita (originalmente a personagem Juana Gallo, do filme homônimo de 1961), que aprisiona um homem (Ramon Valdés) e sua filha (Maria Antonieta de Las Nieves), ameaçando afogá-los em um tanque. Ambos pedem ajuda ao Chapolin para livrar-se dela, mas o Vermelhinho faz todos caírem nesse tanque, até a própria Maria Bonita.

Diaba - Uma mulher com fantasia de diaba que aparece no episódio "Festa à Fantasia", faz parte da gangue do contrabandista Garrafa, juntamente com Baixinho, Coelho e o Falso Chapolin.








Interpretados por Edgar Vivar

Garrafa - Líder do influente e bem-organizado grupo contrabandista que atua principalmente em bailes de máscaras. Atua no episódio múltiplo "Festa à Fantasia".

Botina - Agindo no episódio "A Ameaça do Botina", é um mafioso mexicano que tentou explodir um prédio de advocacia com duas bombas-relógio para matar o advogado Dr. Ramirez (Rubén Aguirre), que detém uma nota promissória que o criminoso assinou e queria de volta. Acabou impedido pelo Vermelhinho.
Severiano Miron - Espião mundialmente famoso. O problema é que sua fama é tamanha que acaba dificultando seu trabalho, devido ao fato de todos o conhecerem - o que o torna inútil na profissão, apesar de sua competência. Tentou roubar a fórmula do "Verniz Invisibilizador" no episódio de mesmo nome, sem sucesso.
Proprietário - Ele é um proprietário mau e não quer arrumar a casa de uma família que sofre com goteiras em seu telhado. Ele aparece no episódio "Goteiras".
Presidiário 24 - Único preso que se recusa a escapar, porque se dá bem com o Sargento, interpretado por Carlos Villagrán. Mas ele não resistiu à vontade e tentou recuperar os outros 11 presidiários que escaparam, mas 24 acabou indo na deles. Ele está no episódio "O Cárcere".
Pança Louca - Um dos piratas do bando de Alma Negra, que depois se torna aliado do Chapolin. Está no episódio múltiplo "Os Piratas".









Interpretados por Carlos Villagrán

Quase-Nada (também chamado de Tonhão, Fura Tripa, Chinesinho e Gorila) - Um criminoso cruel que tem uma enorme cicatriz no olho direito. Aparece tanto quanto mafioso nos dias modernos - vestindo terno e chapéu brancos - como pistoleiro do velho oeste. Já fez parceria com o Tripa-Seca (Ramón Valdéz), Nenê (Ruben Aguirre) e namorou a Garota Nova-Rica (Florinda Meza). Em "A Vingança", escapou da penitenciária e invadiu uma firma de empacotamentos, onde trabalhava, para vingar-se de seu antigo patrão e colegas de trabalho, que o denunciaram às autoridades. Em "De Médico, Chapolin e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco", foi hospitalizado ao lado de Tripa-Seca - que estava à beira da morte - e Chapolin acaba invertendo propositalmente os prontuários médicos dos dois bandidos para salvar a vida de Tripa-Seca, mas prejudicou Quase-Nada (no episódio como Chinesinho), que acabou morrendo. Mas ele retorna no episódio Não seja burro, Chapolin, onde, na tentativa de matar o herói, ele provou ser bem mais burro que os seus capangas com o seu bordão "Se aproveitam da minha burrice".

Riacho Molhado - O fantasma deste perigoso índio aparece para assombrar uma cabana num lugar deserto. Chapolin aparece para ajudar um homem e sua filha, que estão apavorados com a presença do tal fantasma. No final, descobrem que o fantasma é um ator. Contracenou no episódio "O Fantasma de Riacho Molhado".

Falso Detetive - Aparece no episódio "O Anel de Brilhantes", no qual é contratado por um milionário (Ramón Valdés) para achar um anel perdido. O milionário antes havia culpado sua governanta (Florinda Meza) pelo sumiço, porém é comprovado que o anel foi perdido por um descuido do milionário, porém o Chapolin aparece para ajudar, mas em um flashback o Vermelhinho se lembra e descobre que o detetive é um bandido que fugiu da cadeia e que conseqüentemente já tenha esbarrado no herói, faz os dois ficarem presos para roubar a casa, mas é vencido pela união do Chapolin e do milionário.

Louco da Cabana - Um louco que aparece no episódio "O Louco da Cabana".

Homem Nuclear - Outro louco perigoso que escapou do manicômio. Aparece no episódio especial "Chapolin em Acapulco". Ele acredita ser um super-herói que luta contra os marcianos, mas no final foi vencido pelo Chapolin. Na história, é conhecido como Seu Trocadeiro, um ator fracassado que ficou louco após perder um papel que julgava importante, e durante o episódio é procurado pela enfermeira responsável por ele (interpretada por Angelines Fernández) enquanto vaga pelo hotel de Acapulco (o mesmo hotel que hospedou Chaves e sua turma) e invade a gravação de um filme.

Cliente Milionário - Um arrogante cliente de barbearia que se apaixona pela atendente (Florinda Meza). Ele aparece somente no episódio "A Corneta Paralisadora", junto com o Barbeiro (Ramón Valdes) - nesse episódio, o Chapolin chega a tirar a barba de uma capa de revista que o cliente lia.

Professor Baratinha - Um cientista que inventou o "Extrato de Energia Volátil", no episódio de mesmo nome, e pede a Monchito (Ramón Valdés) devolvê-lo depois de testar.

Traidor da Prisão - Um presidiário que era amigo do outro preso (Ramón Valdés) porém, no desenrolar da trama, é revelado que é um traidor e faz seu companheiro trabalhar mais ainda. Aparece nos episódios semelhantes "Para Fugir da Prisão" e "A Dona da Ilha dos Homens" - sendo que no primeiro o personagem não tinha nenhum nome e no segundo recebeu o nome de "Marlombríssimo Kid", numa alusão dupla a
Marlon Brando e Billy the Kid -, onde ambos os atores exercem os mesmos papéis.

Bandido Barato - O parceiro do Bandido de Aluguel e da falsa múmia (Ruben Aguirre) no episódio "A Múmia do Museu". É bem menos inteligente que seus dois amigos. No final, todos os três criminosos são presos pelo Chapolin.

Milionário - É um milionário que quer a mão da filha do Mau Pai (Ramón Valdés), mas, no final, pela tática de Chapolin, acaba desistindo e se dando muito mal. Aparece no episódio "A Volta da Corneta Paralisadora".Na versão de 1973 onde a pretendente era a Maria Antonieta de Las Nieves ele não desistiu e acaba se tornando um vilão amargo,mas foi vencido pelo Chapolin como sempre

Mau Proprietário - O dono de uma casa velha, que está praticamente caindo aos pedaços de tão velha, e recusa-se a reformá-la para a família que mora nela. Ele aparece no episódio "A Casa Velha".

Marido Burro - Apareceu somente no episódio "Morte ao Chapolin Colorado". Não é exatamente um vilão, mas um completo imbecil que se vê obrigado a tentar matar o Polegar Vermelho sob a pressão dos bandidos Nenê (Ruben Aguirre) e Tripa-Seca (Ramon Valdés), que mantinham sua esposa (Florinda Meza) refém no banheiro da casa. Pelo fato de ser um total idiota, o Marido Burro acabou cloroformizado pelos criminosos e, de quebra, ainda engoliu a Marreta Biônica, após o Chapolin tomar sua Pastilha Encolhedora. Isso não impediu o herói de capturar os bandidos e salvar os reféns - e o Marido ainda ficou com a Marreta Biônica horizontalmente "entalada" em seu estômago, tal como aconteceu a Tripa-Seca no episódio "Não Seja Burro, Chapolin!". O marido burro é chamado de Carlos, assim como o Carlos que geralmente aparece com sua esposa(Vivida por Florinda Meza, cujo nome é desconhecido, uma vez em que ele sempre a chama de "querida") em muitos episódios, como personagens vítimas.

Interpretados por Ruben Aguirre

Matadouro (ou Matalote) - Apareceu no episódio múltiplo "Os Piratas". É o pirata mais cruel depois de Alma Negra (Ramón Valdez), a quem ele o serve.

Nenê - Por vezes também chamado pela alcunha de Shory (que, por sua vez, é um antigo apelido - muito irônico - de Aguirre, uma corruptela do inglês shorty, que significa "baixinho"), é um bandido que aparece em alguns episódios junto de Tripa-Seca e Tonhão, costuma vestir roupa e chapéu pretos. É o mais forte do bando - e também o mais burro.

Porca Solta - Este perigoso louco surdo-mudo escapou do manicômio e por isso agride todos aqueles que falam (exceto por meio da linguagem de sinais) perto dele. Está no episódio "O Perigoso Porca-Solta".
Poucas-Trancas - Um criminoso temido, que ao escapar da cadeia foi rondar na Barra Funda, seu bairro preferido, mas acabou capturado pela união de Chapolin e Super Sam. Poucas-Trancas acumula inúmeros crimes em uma longa ficha policial na qual consta que, além de ter cometido 98 delitos e matado 81 pessoas, ele também teria assaltado trens pagadores, atacou o Expresso de Chicago, roubou o Banco de Nova Iorque, destruiu o Museu de Washington, e até avançou um sinal vermelho em alta velocidade na Avenida Itaim. Ele vem do episódio que leva seu nome.
Alienígena - Rubén Aguirre interpreta este personagem juntamente com Florinda Meza (a outra E.T.).

Cientista Louco - Aparece em um episódio que fala sobre um grande e inteligente (porém pérfido e inescrupuloso) cientista que faz "terríveis e diabólicas experiências", como um invento que transplanta cérebros (esta versão em que ele aparece é uma regravação do episódio "O Transplante de Cérebros", no qual Ramón Valdés era o cientista louco).

Espião - Um espião que quer roubar uma fórmula experimental de um cientista que desarranja a estrutura atômica de objetos sólidos e os torna frágeis, mas acaba derrotado pelo Chapolin. Na verdade, todos os objetos do lugar foram embebidos na fórmula e quando ele tenta acabar com o Chapolin, os objetos se quebram nele, com isso fica espantado e corre com medo da "força" do Polegar Vermelho.

Sobrinho Mau-Caráter - Atua no episódio "O Rei dos Disfarces" ao lado de Almôndega (Ramon Valdés), criminoso perito em disfarces, ele deseja matar sua própria tia (Maria Antonieta de las Nieves), a fim de obter logo sua herança milionária. Ambos acabam presos pelo Chapolin com a ajuda do detetive do hospital (Carlos Villagrán), que fingia ser um médico atrapalhado e burro.

Gerente do Hotel - Um homem sem escrúpulos, que cobra cinco vezes mais dos seus fregueses no episódio "Há Hotéis tão Limpos que Limpam até a Carteira".

Falsa Múmia - Um homem inescrupuloso que aparece no episódio "A Múmia do Museu", acompanhado do Bandido de Aluguel (Ramón Valdés) e do Bandido Barato (Villagrán), entrando sorrateiramente no museu e se disfarçando de múmia para dar um susto na guia de visitantes, como vingança por esta romper o noivado. Com a ajuda da respectiva, Chapolin manda os três bandidos à prisão.

Mercenário - Um homem que quer 500 mil para casar um homem rico mas pouco inteligente (Villagrán) com uma mulher simples (Florinda Meza) que não o ama, e para isso, os dois tentam também manipular o pai da moça (Ramón Valdés). Ele aparece no episódio "A Volta da Corneta Paralisadora".

Árabe - Na verdade um simples guia turístico, ele se vale de uma suposta lenda da múmia que amaldiçoa aqueles que ousam entrar em sua pirâmide, com isso assustando grupos de arqueólogos para então poder saquear os tesouros sagrados do Egito (ele chegou a roubar a múmia verdadeira e usou o ambicioso personagem de Carlos Villagrán como múmia substituta). Em cada aparição ele exclama: "Uaaah!". Foi o único inimigo do Chapolin interpretado por Ruben Aguirre a ser dublado no Brasil por Potiguara Lopes, no episódio "A Pirâmide da Múmia".

Pancho - É um robô criado para serviços domésticos, mas é um robô louco pois seu criador esqueceu de colocar os parafusos em sua cabeça. Seu vocabulário resume-se apenas a gritar: "Beep-beep!".

Tchípulin - Um homem enorme e cruel - mas pouco inteligente e desajeitado - que trabalha para a amarga e impiedosa Dona Carcerária (Florinda Meza) no episódio "A Dona da Ilha dos Homens" (1976). Fala com sotaque tipicamente interiorano e diverte-se fuzilando prisioneiros preguiçosos.

Marciano - Um extraterrestre do planeta Marte que aparece para roubar animais da fazenda de Edgar Vivar e sua filha Florinda Meza, mas é impedido pelo Chapolin colorado com a sua buzina paralisadora.

Gigante - Um homem enorme que aparece na encosta do precipício da cabana para pegar o Chapolin (em sonho quando a porta da cabana cai por cima do herói e este acaba dormindo) no episódio "O Gigante".






Interpretadas por María Antonieta de Las Nieves

Bruxa Baratuxa - Uma bruxa muito malvada, que vive num bosque. Ela quer obrigar a personagem-título "A Camponesa Simples de Nobre Coração Que Vai Todos Os Dias Ao Bosque Para Recolher Lenha" (Florinda Meza) a se casar com seu horrível filho (Carlos Villagrán), um ogro deformado e estúpido, que acaba transformado em príncipe em um momento de inteligência da Camponesa. A palavra mágica que controla os poderes da sua varinha é Parangaricotirimirroaro.

Rainha Má - Apareceu em somente um episódio, no qual Chapolin narra a saga de Branca de Neve.
Interpretadas por Angelines Fernández[editar]

Louca dos Dinossauros - Uma velha louca que engana Chapolin, dizendo que há dinossauros e espíritos em uma casa abandonada. Aparece na versão de 1974 do episódio "A Casa Mal-Assombrada", que era comum no Brasil até 2003.

Bruxa da Branca de Neve - Na 3ª Parte da saga de Branca de Neve, de 1978, inédito no Brasil, ela interpreta a madrasta disfarçada de bruxa para se vingar de Branca de Neve.








Interpretados por Ricardo de Pascual

Vampiro - Aparece no antigo episódio "O Vampiro", no qual a mocinha (interpretada por Maria Antonieta) é atacada pelo vampiro na casa em que dormia junto com seu pai (interpretado por Ramón Valdés). Chapolin o derrota rodando os ponteiros do relógio para fazer amanhecer o dia mais rapidamente e, assim, aniquilar o vampiro.

Carcereiro - Na verdade interpretado por Ramiro Orci, ele aparece no episódio "Para Fugir da Prisão", que fala sobre um carcereiro que maltrata os detentos de uma prisão, obrigando-os a trabalhar 23 horas diárias. Foi dublado por Nelson Batista.







Interpretados por Horacio Gómez Bolaños

O Coelho e o Falso Chapolin - Ambos pertencem à gangue do contrabandista Garrafa (Edgar Vivar) e aparecem no episódio "Festa à Fantasia".

Pepe - Trabalha para o Cientista Louco (tanto Ramón Valdés ou Ruben Aguirre em ambas versões do episódio "O Transplante de Cérebros"), ele era encarregado de abrir as portas das passagens secretas no laboratório após ser dita a famosa frase "Pepe, já tirei a vela!".

Lagoa Seca - Um dos piratas do bando de Alma Negra, torna-se mais tarde aliado de Chapolin. Está no episódio múltiplo "Os Piratas".

Criminoso Anônimo - Aparece no episódio "Não Se Enrugue Couro Velho Que Te Quero Pra Tambor " disfarçado de uma mulher (disfarce interpretado pela Florinda Meza) e se aproveitou da confiança e da nobreza do Chapolin mas o disfarce é revelado no final do episódio







Interpretados por Arturo García Tenorio

Bebê Jupteriano: Um bebê extraterrestre que veio do planeta Júpiter em um disco voador de brinquedo, que aparece muito pequeno, mas depois cresce rapidamente e acaba se transformando em um bebê gigante. Existe no episódio "O Bebê Jupiteriano".

Líder dos Marcianos: Um habitante do planeta Marte, que aparece no episódio "Aventuras em Marte", transformado em filme.

Matadouro: O mesmo personagem vivido por Rubén Aguirre, porém numa versão mais recente do episódio "Os Piratas". Nesta versão, o próprio capitão é vivido por Aguirre.







Elenco

Com exceção de Chespirito, o elenco geralmente interpretava personagens diferentes a cada episódio. Normalmente, os personagens a serem salvos tinham o mesmo nome do ator ou atriz que o interpretava, e muitas vezes os atores faziam papeis similares como Florinda Meza sendo uma donzela e Carlos Villagrán como seu marido.
Ao longo dos anos, o elenco atuante no seriado pouco mudou. Todo elenco fixo de El Chavo del Ocho participou da série, sendo que María Antonieta de Las Nieves era regular até meados de 1973 quando passou a ser recorrente, enquanto Angelines Fernández, Horácio Gomez Bolaños e Raul Padilla foram recorrentes durante toda série, participando geralmente de episódios que exigiam um elenco superior a cinco ou seis atores.
Abaixo estão listados o nome de cada ator e o personagem ao qual interpretava. Após o ponto-e-vírgula, estão os personagens de aparição recorrente.

Roberto Gómez Bolaños: Chapolin; Doutor Chapatín
Carlos Villagrán: Vários pensonagens; Quase Nada; Chinesinho
Ramón Valdés: Vários personagens; Tripa Seca, Pirata Alma Negra, Super Sam; Racha Cuca; Mão Negra; Almondega.
Florinda Meza: Vários personagens; enfermeira
Rubén Aguirre: Vários personagens; Poucas Trancas
Edgar Vivar: Vários personagens; Botina.
Angelines Fernández: Vários personagens
María Antonieta de las Nieves: Vários personagens; Bruxa Baratuxa
Horacio Gómez Bolaños: Vários personagens
Raúl Padilla: Vários personagens
Ricardo de Pascual: Vários personagens

Armas e acessórios

Pastilhas encolhedoras (pastillas de chiquitolina): geralmente só Chapolin as toma, mas faz efeito com qualquer pessoa. Quem tomar, fica reduzido a um tamanho de 20 cm durante cerca de quinze minutos. É útil para se esconder, passar por baixo de portas e ter acesso a locais antes inacessíveis. Em alguns episódios elas são chamadas de "Pírulas de Polegarina" ou "Pírulas de Nanicolina".

Anteninhas de vinil (antenitas de vinil): captam (muito mal) todos os sinais de rádio do Universo. Entendem e traduzem todos os idiomas do Sistema Solar e avisam Chapolin da presença de algum inimigo. Elas começam a apitar e ele diz "Silêncio, silêncio... Minhas anteninhas de vinil estão detectando a presença do inimigo.". As anteninhas têm cerca de 30 cm de comprimento e são enfeitadas com pompons bicolores (vermelho e amarelo).
Corneta paralisadora (chicharra paralizadora): com uma buzinada, o indivíduo fica paralisado. Só volta a se mexer se a corneta for novamente apontada para ele com o disparo de duas buzinadas. Útil para tirar um sarro dos inimigos, colocando-os em situações hilárias. Também pode paralisar os objetos.
Marreta biônica (chipote chillón): vem às mãos do herói com um único chamado. Assim como Chapolin, a marreta aparece do nada, é só ele pensar nela. Útil para dar boas marteladas nos inimigos quando chapolin é obrigado a usar de métodos mais "rígidos" de fazer justiça. É uma espécie de martelo com cabeça dupla simétrica de plástico vermelho e com um cabo amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...